Será que agora decola o processo de privatização dos aeroportos anda no país? O governo prepara as diretrizes para transferir ao setor privado a construção de novos portos marítimos no Brasil. Com base na infraestrutura local e na demanda projetada de carga, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) já identificou 45 áreas consideradas prioritárias para o recebimento de investimentos privados. O processo começará com a licitação (atenção quando se fala em licitação é preciso ficar de olho, senão o Eike Batista leva todas!) de um novo terminal em Manaus, onde a situação portuária é considerada crítica. O novo modelo tem uma filosofia de gestão diferente da que vigora atualmente nos portos brasileiros. Embora toda a operação dos terminais já tenha sido privatizada na década de 1990, os chamados portos públicos ou organizados são administrados por uma autoridade portuária pública, como as companhias Docas. ‘Quem vencer vai administrar e operar tudo dentro do porto, com a supervisão da Antaq (será que a Antaq é cliente do Palocci?), explica o diretor daagência, Tiago Lima. Esperamos que esse processo seja acelerado, para que o país possa fazer bonito já na Copa do Mundo de 2014. Ah, não esquenta... até lá a amazônia vai estar lisinha e poderá servir como centenas de aeroportos!
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