Acho estranho o fato de os motoristas reclamarem dessa modalidade de
fiscalização. Ora, na auto-escola não aprenderam que, quando o semáforo
está com a luz amarela, devem reduzir a velocidade, e não acelerar,
arriscando sua vida para ganhar um minuto no percurso? Porque,
normalmente, param no próximo semáforo, e perdem a chamada ‘onda verde’,
que é a sincronização de vários semáforos com os tempos calculados, a
partir da velocidade máxima da via.
Muitos motoristas alegam que os três
segundos de amarelo são insuficientes para visualizar e parar em um
semáforo, por isso preferem acelerar. Desde quando semáforo tem tempo
fixo de amarelo? Nunca. Todos os tempos do semáforo – verde, vermelho e
amarelo – formando um ciclo, são calculados basicamente a partir de
características da via, como dimensões da aproximação semafórica, espaço
para os carros ficarem parados na via, o fluxo de veículos, dimensões
da interseção e características gerais dos veículos.
O tempo de amarelo é
aproximadamente o tempo da linha de retenção do semáforo até o ponto
mais distante da interseção na velocidade máxima da via, ou seja, não há
tempo fixo. Se você ultrapassar o amarelo no meio do seu tempo buscando
o ponto mais distante da interseção, você provavelmente terá problemas
ou ultrapassará a velocidade máxima. Enfim, é um tempo suficiente para
os motoristas que virem o amarelo reduzir e parar. Motoristas, parem de
achar que ultrapassando o semáforo no amarelo vocês têm a ganhar. Pelo
contrário, vocês só perdem, arriscando sua própria vida e a dos outros.