Eduardo Paes - Prefeito |
Sérgio Cabral - Governador |
EIS A PERSPECTIVA DE CURTO PRAZO PARA QUEM CIRCULA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO, (EM CARRO PARTICULAR OU EM TRANSPORTE PÚBLICO).
É O CHAMADO 'PROJETO DO CAOS'
O SENSACIONAL PROJETO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO JÁ ESTÁ LANÇADO PELOS GOVERNOS DO ESTADO E DA PREFEITURA:
1) DEMOLIR O VIADUTO DA PERIMETRAL, SEM QUE O MERGULHÃO ESTEJA PRONTO
2) DESATIVAR OS POSTOS DE GASOLINA NA ZONA SUL.
Vista parcial do Viaduto da Perimetral e ao fundo a Ponte Rio-Niterói |
Disse o prefeito, Eduardo Paes, que elas serão necessárias para revitalizar o Porto, que ficará mais bonito.
Pela Perimetral trafegam cerca de oitenta mil veículos por dia, o que mostra a sua importância para a cidade, visto que é o trajeto dos veículos que se destinam para a Ilha do Governador, Linha Vermelha, Ponte Rio Niterói e Avenida Brasil.
Substituirá essa importante via um túnel de oito quilômetros, ligado ao Mergulhão. O túnel ainda não foi construído, mas a demolição o precederá, o que certamente trará quilométricos congestionamentos.
O Governador do Estado divulgou, recentemente, que pretende levar o Metro da Barra da Tijuca ao centro da cidade, vinculando essa linha, a ser construída, à linha existente.
As estações Cantagalo e Ipanema serão fechadas até que se conclua a obra. Para a realização dessa obra a rua Ataulfo de Paiva será fechada ao trânsito de automóveis, desviado para a rua Humberto de Campos.
Moradores que têm garagem não poderão usá-las e os seus automóveis serão estacionados em outros locais, havendo “valets” contratados pela Administração Pública para levar e trazer os carros atendendo a solicitação dos interessados, isto é, dos donos dos automóveis.
Deve ser enfatizado que o projeto original do Metro da Barra da Tijuca, que previa o túnel a ser construído sob a rua Jardim Botânico, foi abandonado, por ser dispendioso.
Mas não é só:
Invocando a mesma argumentação da Prefeitura, a necessidade de embelezar a cidade, os postos de gasolina da Petrobrás situados na Avenida Atlântica e na Lagoa, em número de nove, serão fechados. Haverá apenas dois postos particulares para atender toda a zona sul, um no Leblon outro em Copacabana.
Recentemente houve dois incêndios com trágicos resultados para o trânsito, um no túnel da Covanca, quando um ônibus pegou fogo e outro na rua Jardim Botânico, quando o incêndio deu-se em um apartamento. Resultado: engarrafamento por cerca de dez horas, que atingiu toda a zona sul, Botafogo, Flamengo e Centro.
É facilmente previsível o que ocorrerá em nossa cidade nos próximos dois ou três anos, um trânsito caótico, transportes coletivos cheios, filas imensas de automóveis nos postos de gasolina remanescentes, balburdia geral.
A sociedade que paga impostos tem o direito de exigir venham as autoridades competentes, quer da Prefeitura, quer do Estado, apresentar os respectivos projetos, para esclarecimento geral.
Quanto vai custar cada uma das obras, como ficará o trânsito, tudo o que interessa ao contribuinte, que está pagando a conta.
Existem duas maneiras de se exigir da Administração Pública uma satisfação aos contribuintes de maneira geral e aos da zona sul em particular: uma ação popular a ser distribuída pela Ordem dos Advogados do Brasil (RJ); ou uma ação civil pública, intentada pelo Ministério Publico, que é o fiscal da sociedade.
Para isso há necessidade de um grande movimento social, pois o sacrifício da população não pode e não deve ser desprezado pelos governantes.
É do interesse de todos os cariocas que esta matéria seja divulgada, ao maior número de pessoas, sobretudo à Ordem dos Advogados do Brasil (RJ) e ao Ministério Público Estadual.
Coopere em nosso próprio benefício!